Sobre a plataforma arbo
A plataforma arbo é uma ferramenta tecnológica para divulgar e conectar as boas práticas em projetos, programas e políticas públicas que se utilizam de estratégias voltadas à atuação do arquiteto e urbanista. Tem por objetivo publicar projetos, pesquisas e documentos nas diferentes áreas de conhecimento e aplicação da arquitetura como projetos que atuem sobre a primeira infância, a qualidade dos espaços públicos, a mobilidade urbana, o meio ambiente e a habitação de interesse social, por exemplo. Todos vinculados ao atendimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da implantação da Nova Agenda Urbana difundidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A plataforma busca formar parcerias de articulação do conhecimento para que os gestores de instituições públicas e privadas possam encontrar bons exemplos, aprender novas práticas e entender as mudanças urbanas e sociais e econômicas que estejam voltadas à prática da arquitetura e do urbanismo, quando da necessidade de se implantar projetos e programas. A plataforma arbo se coloca como um ambiente virtual para aproveitar as tecnologias que temos ao nosso favor para que as pessoas possam se aprofundar nesse arcabouço, dentro do nosso território, da nossa linguagem e das nossas diferentes complexidades culturais e territoriais.
O nome arbo, simples e sonoro, surge a partir do conceito visual biomimético de uma árvore frondosa, com numerosos galhos, que se ramificam nas mais diversas direções e perspectivas. A plataforma se torna maior e mais forte a cada novo projeto compartilhado.
Entre em contato com a equipe arbo:
plataforma@arbo.org.br
Sobre o IAB
Fundado em 1921, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é uma entidade de livre associação de arquitetos e urbanistas que se dedica a temas de interesse da profissão, da cultura arquitetônica e de suas relações com a sociedade. É a mais antiga instituição na área de arquitetura e urbanismo no Brasil, tendo contribuído historicamente para a formulação dos capítulos da política urbana expressos na Constituição Federal.
Entre as bandeiras que defende, está a garantia irrestrita do direito à cidade, incluindo a construção de territórios inclusivos para crianças e jovens, e garantindo sua escuta, sua participação e seu reconhecimento como cidadãos. Para efetivar essas ações em políticas públicas, o IAB promove debates com a sociedade civil e com gestores de diferentes setores, investe na produção de conteúdos, e conta com uma rede qualificada de arquitetos e urbanistas que se capilariza nos departamentos estaduais do instituto em todos os estados do Brasil.